Em 8 de novembro de 2001, os empresários João Carlos Ribeiro Vargas (Comprocred), Luiz Paulo Silva (Adene), Luciano Haddad de Lima (Trade), Otávio Dadalto (Fácil) e a empresária Anelize Saviatto Breda (RDC Fomento), demonstraram interesse em organizar de forma representativa as empresas que atuavam no mercado, e, decidiram, então, convocar, através de edital, uma assembléia reunindo o maior número possível de empresários do setor.
Então, em 23 de julho de 2002, 33 empresários fundaram o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado do Espírito Santo, que viria a ser conhecido como SINFAC-ES, onde também aprovaram o estatuto e elegeram a diretoria para a primeira gestão de sua história.
Naquela ocasião, apenas 16 empresas associadas à ANFAC tornaram-se, automaticamente, filiadas ao SINFAC-ES, e, com o tempo, novas empresas filiaram-se à entidade, fortalecendo e consolidando cada vez mais o fomento mercantil em nosso Estado.
O SINFAC-ES foi constituído para fins de estudo, coordenação e proteção da categoria econômica que representa, além de congregar as empresas de factoring – fomento mercantil, que atuam no mercado de forma séria e honesta, as quais poderão contar com o apoio e do sindicato na organização dos seus negócios.
Atualmente, a diretoria do SINFAC-ES é composta por 3 membros, o Conselho Fiscal por 6 membros, sendo 3 Efetivos e 3 Suplentes.
No final do ano de 2007 foi criada a Diretoria de Responsabilidade Social, cuja atribuição é pesquisar e estudar ações que sejam adequadas às empresas do setor e sugerir políticas e ações de responsabilidade social às empresas sindicalizadas.